Associados discutem gestão sustentável na Assembleia

A abertura da Assembleia Geral da ABRACE, nesta terça-feira, 10 de fevereiro,  teve a participação da Diretora Executiva da XP Inc. Marta Pinheiro e uma palestra sobre governança social e ambiental (ESG) de Marcella Ungaretti, Analista em ESG da XP Inc. “O mercado financeiro começou a atribuir uma visão de risco dentro de uma perspectiva ambiental, social e de governança. As empresas hoje têm de mostrar ações concretas e um propósito muito alinhado aos anseios das novas gerações”, destacou a diretora Marta Pinheiro.

Hoje, já são mais de R$ 30 trilhões de fundos com estratégias sustentáveis, sobretudo na Europa, onde um em cada dois fundos incluem estratégias sustentáveis em suas carteiras, segundo Marcella Ungaretti. Nos Estados Unidos, a proporção é de 25% e a tendência é de rápido crescimento, incluindo no Brasil. “Existe um fluxo de capital para empresas que estão melhor posicionadas”. No Brasil estamos no início dessa jornada, o caminho ainda é longo”, avalia a especialista.

Eficiência Energética e o uso de energias renováveis têm ganhado tração mundo afora e com custos competitivos, ressaltou Marcella. A expectativa é de que a energia eólica global deve dobrar até 2030 e quadruplicar em 2040. Empresas como Suzano e Enel foram apontadas como algumas das precursoras.

A apresentação das especialistas estará, em breve, disponível para os associados, via e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *