Parcerias

No exterior

Com o intuito de discutir o setor energético sob seus mais diversos perfis também fora do Brasil, a ABRACE integra grupos internacionais com o objetivo de trocar experiências, fomentar a discussão de suas realidades e defender a oferta de energia adequada a preços justos.

A ABRACE é membro do Conselho Mundial de Energia (WEC), entidade que engloba produtores, consumidores e pesquisadores de diversas partes do mundo, para debater o uso sustentável do setor energético e formar um arcabouço jurídico-institucional que permita aos países envolvidos operar segundo um paradigma de integração.

A associação é filiada também à International Federation of Industrial Energy Consumers (IFIEC) e da Associação Latino-Americana dos Grandes Consumidores Industriais de Energia (INTERAME), que congrega os grandes consumidores de energia elétrica e de gás natural da América do Sul e cuja finalidade é desenvolver projetos comuns que defendam os interesses integrados dos agentes dessa região. Em 2006, a ABRACE assumiu o comando rotativo da secretaria executiva da associação latino-americana.

No Brasil

A ABRACE mantém parcerias com algumas outras associações, como ABAL (Associação Brasileira de Alimínio), IBS (Instituto Brasileiro de Siderurgia), ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química), ABICLOR (Associação Brasileira de Álcalis, Cloro e Derivados) e ABIVIDRO (Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro).

Mantendo uma relação estreita com essas entidades, a ABRACE planeja, anualmente, por meio de comitês, ações conjuntas relacionadas ao suprimento de energia – elétrica e térmica – que mitiguem riscos de abastecimento ou de sobrevalorização de preços.

Com a finalidade de se fortalecer institucionalmente e contribuir para o intercâmbio de idéias num ambiente democrático, a ABRACE mantém contato direto também com federações estaduais e confederações das indústrias, associações congêneres e do setor, por meio de fóruns das mais diversas naturezas e que discutem temas como meio-ambiente, legislação, tributos, entre outros.